É possível ter qualidade de vida na terceira idade? Já deixo claro que sim, há muitas possibilidades de conseguir isso.
Hoje em dia, as pessoas vivem mais do que nunca, mas, embora a longevidade seja importante, a qualidade de vida é o que conta para muitos. De fato, a saúde física e emocional são essenciais para aproveitar esses anos.
Cuidar de si mesmo fisicamente irá beneficiá-lo emocionalmente, mas também cuidar de suas emoções reforçará sua motivação e níveis de energia.
Assim sendo, ao longo desse artigo, você aprenderá se é possível ter qualidade de vida na terceira idade.
Conteúdo do artigo
É possível ter qualidade de vida na terceira idade?
Experimente coisas novas
Nunca é tarde demais para começar a mimar a si mesmo, retomar o romance da sua vida, viajar, começar um novo hobby, se inscrever em novos cursos, aprender a tocar um instrumento ou entrar em contato com velhos amigos ou conhecidos.
Só porque os anos passam não significa que você não tenha a mesma paixão por novas experiências. Na verdade, muitas pessoas pensam que a velhice é quando têm a primeira oportunidade de viver para si mesmas e para suas necessidades.
Dar a si mesmo a oportunidade de uma nova ilusão ou começar um novo hobby que você realmente gosta é fantástico para sua saúde emocional e física.
Aqui estão coisas que você deve fazer:
- Faça uma reserva de férias agora mesmo.
- Inscreva-se em uma clínica de beleza e faça uma massagem corporal, manicure, pedicure ou uma massagem facial. Ou você também pode fazer isso sozinho em casa com um grupo de amigos que pensam da mesma forma.
- Entre em contato com seus amigos e familiares através da internet. O WhatsApp é uma ótima maneira de manter contato, é rápido, pessoal e barato.
- Encontre um parceiro com pelo ou penas. Animais de estimação são um estímulo e uma bela companhia.
- Organize uma reunião com amigos/familiares ou vá ao clube todas as semanas, sem falta. Um estudo recente realizado pela Harvard School of Public Health em Boston, Massachusetts, mostrou que estilos de vida socialmente ativos podem ajudar a reduzir a deterioração mental em pessoas idosas!
Modifique sua dieta
Na última fase da vida, você começará a perceber que seus hábitos alimentares mudaram. Se você estiver sozinho ou se sua família se mudou para outro lugar, por exemplo, você ficará desmotivado para preparar refeições saudáveis.
Então, por que você não fala com amigos e vizinhos para marcar turnos semanais ou fazer um encontro de comidas internacionais? Assim, experiências culinárias podem ser trocadas enquanto desfruta de boa companhia.
Se a motivação para comer não é um problema e, de fato, você está gostando tanto da sua cozinha que está ganhando peso, isso é porque suas necessidades de energia diminuem à medida que você faz menos atividades.
Aqui está o que você deve comer:
- Peixes oleosos abundantes, como cavala, atum, arenque, anchovas ou sardinhas, pois ajudam a reduzir o risco de doença coronariana.
- Cálcio para ter ossos e dentes saudáveis. Isso é encontrado em produtos lácteos desnatados, espinafre e peixe oleoso.
- Tente comer cinco porções de frutas e legumes por dia. Uma porção é aproximadamente a quantidade que cabe em uma colher cheia ou em um copo de suco.
- Gorduras monoinsaturadas são melhores do que gorduras saturadas; veja os rótulos nos recipientes onde você encontrará o tipo de gordura que eles carregam.
- Use azeite em vez de manteiga, pois é um antioxidante natural e uma das maiores fontes de gorduras monoinsaturadas, que estão relacionadas à prevenção de diferentes tipos de doenças.
- Reduza a quantidade de frituras ao mínimo. Caso contrário, seu corpo pode sofrer e será necessário desentupir veias do coração .
- Se você gosta de bolos, batatas fritas, leite, creme e biscoitos, escolha variedades com baixas calorias ou zero calorias.
Controle seus hábitos de consumo de álcool e tabaco
Se você acabou de se aposentar recentemente ou passa mais tempo em casa agora, pode achar tentador sentar com um copo de vinho ou cerveja e passar as horas assim, aumentando rapidamente a quantidade de álcool que você pode consumir.
Os limites recomendados são de 14 unidades por semana para mulheres e 21 para homens. Uma unidade é aproximadamente igual a um copo de vinho, meia cerveja ou uma medida individual de uma bebida alcoólica forte ou licor.
Quanto ao tabaco, exclua quaisquer ideias românticas que você possa ter sobre ser o avô típico com chinelos e fumar em um cachimbo. Fumar é ruim para a sua saúde e nunca é tarde demais para parar.
Faça exercício físico
Em um estudo realizado pela Universidade de Nottingham, Reino Unido, foi visto que idosos de 60 anos que sempre se exercitam podem reter aproximadamente 80% da força física e resistência que tinham aos 25 anos.
Geralmente nunca é tarde demais para começar a se exercitar, mas se você não pratica há muito tempo, é prudente visitar seu médico primeiro e falar sobre seus planos.
Levando em conta que a cartilagem pode começar a ficar mais fina aos 60 anos, as atividades de baixo impacto são as melhores.
Aqui estão algumas boas ideias:
- Suba as escadas em vez de pegar o elevador, mesmo que você consiga subir apenas alguns degraus
- Desça do ônibus uma parada mais cedo e caminhe a distância restante.
- Nade.
- Faça danças de salão.
- Dedique-se à jardinagem (lembre-se de que você deve cuidar das costas e joelhos).
- Faça ioga.
- Faça tai Chi.
Também é possível fazer fisioterapia para idosos. Dessa forma, um especialista irá guiar você durante todo o movimento, evitando lesões e esforço desnecessário.
Além de fazer alguma atividade física, também é importante manter sua mente ativa, seja em casa fazendo as palavras cruzadas diárias ou jogando cartas no clube local. Por que não jogar online com alguém de outro continente?
Cuide do seu sono
Os hábitos de sono geralmente mudam à medida que a pessoa envelhece. A diminuição dos níveis de atividade durante o dia tornará mais difícil dormir a noite toda de uma só vez.
Por isso, é importante que você se mantenha ativo durante o dia para conseguir ter uma boa noite de sono e, assim, melhorar sua saúde de uma forma geral.
Continue os exames médicos periódicos
Não há nada pior do que não monitorar sua própria saúde! De fato, você é o único que sabe melhor como se sente todos os dias. Em vez de um check-up formal, você deve passar por exames periódicos que incluam exames básicos, como mamografias e testes laboratoriais para a próstata.
Como regra geral:
- É prudente medir sua pressão arterial todos os anos e, se ela estiver alta, a cada seis meses.
- As mulheres devem continuar a escanear e examinar seus seios todos os meses em busca de nódulos ou alterações.
- É importante visitar o especialista caso haja muitas dores ao se mover. De fato, esse pode ser um dos sintomas de câncer nos ossos.
- Os homens devem estar cientes de possíveis sintomas de problemas de próstata (por exemplo, dificuldade ou esforço ao começar a urinar ou se tiverem que se levantar com frequência à noite). Com 70, 40% dos homens têm sintomas de aumento da próstata e essa porcentagem dobra aos 80 anos.
- Fique atento às manchas, novas e existentes. Qualquer mudança na forma, tamanho ou cor deve ser examinada por um médico.
- Tente revisar sua visão todos os anos. À medida que envelhecemos, a lente do olho se torna menos elástica, o que significa que se concentrar em objetos próximos se torna mais difícil.